Mini Fuzz do Bertola

Hoje ao invés de falar dos pedais que comprei vou falar do primeiro pedal que fiz, que foi o Mini Fuzz do Bertola. Qualquer guitarrista que se interesse por pedais já deve ter descoberto que não precisa ser expert em eletrônica pra montar os seus, basta ter um pouco de saco e seguir a receita do bolo (obviamente isso não se aplica ao caso de fazer projetos originais ou não documentados). O Mini Fuzz do Bertola é a verdadeira porta de entrada para os iniciantes brasileiros (não vi gringos montando ele) e apesar de estar mais que bem documentado sempre vale a pena documentar mais um pouco. Aqui uma foto do meu montado na caixinha:

Eu havia tentado montar duas vezes o mini fuzz usando o layout original do documento do Bertola (que pode ser baixado no handmades) e por motivos que já esqueci não deram certo (acho que eram as ligações externas). Após descobrir o que tinha dado errado na segunda tentativa e deixar a placa danificada resolvi fazer mais um, só que dessa vez usando um layout diferente e um pouco mais difícil de achar. A vantagem desse novo layout é que ele é mais completo, tendo dois potenciômetros (volume e ganho) e uma pentelium pra acender o led. Como custei a achar (está no handmades) upei-o aqui (espero que o dono não se incomode):

Mini fuzz pentellium

Coloquei junto ele recortado pronto pra transferir, como é uma imagem pequena dei uma reforçada nas trilhas e limpei entre elas no paint. Quem já fez pedal sabe que a primeira dificuldade ao iniciar um projeto é justamente arrumar as peças. Felizmente esse projeto possui poucas e de valores comerciais, a única mais difícil de conseguir foi a dpdt (chave), que comprei na multcomercial em Sampa (aproveitei e comprei os resistores de carbon composyte que usei nele). Pra fazer a placa (de fenolite) usei o clássico método da transparência. No meu ferro de passar (Black e Decker 1100W) costumo deixar 10 min. no 3 e mais 15 min. na lã sem passar, apenas apertando de vez em quando. Logo depois de corroer a placa dei uma envernizada pra não oxidar. Não tenho fotos da placa dele antes de soldar mas fiz outra com esse layout esses dias e comecei a furar (e meu furador foi pro saco nela).

Placa

De posse dos componentes e placa feita faltava soldar. A única modificação que fiz em relação ao projeto original foi por um led vermelho 3mm no lugar do diodo de silício (1n4148) porque deixava o som menos comprimido.  O esquema da fiação externa utilizado foi o offboard wiring 4 da tonepad (disponível aqui: http://www.tonepad.com/project.asp?id=35 ). Poucos dias antes de fazer o pedal tinha quebrado uma lanterninha de led e aproveitei um dela pra por na pentelium (um branco alto brilho 5mm).

Placa já soldada

Placa do lado dos componentes

Pedal feito sem caixinha

Dois meses antes queimei uma fonte Hayonik (esqueci de mudar a tensão de 110 pra 220) e a caixa estava guardada esperando algum uso. Depois de perceber que o pedal caberia dentro furei-a usando um pedaço de arame e coloquei-o dentro (ficou mini ate no tamanho da caixa). Como a caixa é de plástico quando o ganho está no máximo o pedal pega um pouco de interferência, mas nada que atrapalhe. Aqui um vídeo que gravei uns meses atrás:

P.S: Aos leitores, esse post tem como função ser apenas mais um material de apoio para a montagem desse pedal, não o único, portanto caso estejam interessados em fazê-lo pesquisem outras fontes antes e procurem adquirir conhecimentos básicos de eletrônica (quando disse que não precisa ser expert não disse que não precisa saber nada) pois não vou responder perguntas sobre isso.

~ por filisteudorock em janeiro 17, 2010.

23 Respostas to “Mini Fuzz do Bertola”

  1. Maneiro cara !

  2. Aeee véi, tem como você me ajudar com esse pedal ae..??
    to tentando fazer aqui.. mas to agarrado nas ligações externas: jacks, dpdt, entrada pra fonte, etc…
    meu msn é simpson.bm@hot…
    Show de bola véi!!

    🙂

  3. E aí cara, beleza? Tô com uma dúvida sobre como ligar o LED indicador e os potenciômetros, tem como me dar uma mão?
    Meu e-mail é lucas_salles12313@hotmail.com
    Abraço! O pedal ficou DUCA!

    • Obrigado, lhe enviei um email.

      P.S: Aos leitores, esse post tem como função ser apenas mais um material de apoio para a montagem desse pedal, não o único, portanto caso estejam interessados em fazê-lo pesquisem outras fontes antes e procurem adquirir conhecimentos básicos de eletrônica (quando disse que não precisa ser expert não disse que não precisa saber nada). Nessa página aqui mostra a polaridade do led: http://en.wikipedia.org/wiki/LED O No documento do Bertola mostra a pinagem dos potenciômetros. Como parece que o handmades tá trocando de servidor upei-o aqui: http://www.megaupload.com/?d=TEZIZFU0 Caso o alguém do handmades se incomode por favor me avise que deletarei o link, a intenção é apenas facilitar o acesso.

      Att,

      Filisteu

  4. Ei cara, td bem? Gostei da forma diferente que montou o mini fuzz. Comecei a montar essa placa inspirado no tutorial e nas imagens, realmente achei bem legal.
    Sei que faz muito tempo que fez, mas não tem como explicar como fez essas ligaçoes externas? Fiquei confuso por que as cores dos fios são iguais e meu conector de cabo é aquele de plástico, fechado.

    Se puder ajudar-me ficarei muito grato. O site do Handmade está fora do ar e não achei mais referências dessa modificação do mini fuzz.

    Grato, J. G. C.

    • J.G.C,

      Esse arquivo aqui te mostra como fazer as ligações: http://www.tonepad.com/project.asp?id=35 No caso do minifuzz usei o offboard 4. Para saber qual terminal do jack é o sinal (tip) e qual é o terra (shield) basta olhar qual terminal a qual parte do plug. O que se liga a ponta do plug é o sinal, o que se liga na outra parte é o terra (nesse plug de plástico acho que é o mais perto da rosca). Espero que te ajude.

      Att,

      Filisteu

      P.S: Aos leitores desse post, percebi que muitos estão com dificuldade de fazer as ligações, portanto coloquei um link no post onde é possível baixar um arquivo que mostra como faze-las. Se der errado com calma e paciência vá conferindo uma a uma as ligações. Caso estiverem corretas pode ser outra coisa como solda fria, componentes com valores errados (nesse pedal é pouco provável), etc… Não quero ser chato mas a partir de agora não vou mais responder perguntas tipo “como fez as ligações?” pois já referenciei o lugar da onde tirei essa informação. Se o pedal não funfar passe um tempo (pelo menos uma semana) tentando descobrir o problema, só depois me contacte apesar de estar bem longe de ser um técnico em eletrônica ou guru dos pedais.

  5. Esse layout foi feito por mim… nem lembrava dele… faz anos ein…

  6. Olá amigo, boa noite. Estou ressuscitando este tópico por achar muito interessante o mod que você fez para o mini-fuzz do Bertola. Ficou com uma distorção que dá para brincar até com Hard Rock numa boa com o Gain no máximo. Queria saber se você poderia upar o esquema em outro site de hospedagem, caso você ainda o tenha, haja visto que o Megaupload foi fechado. Caso não queria upar, se puder mandar para meu email pessoal, ficaria grato. O email é: samuelsilvasouza@hotmail.com. Agradeço desde já. Abraço e sucesso com o blog.

    Atenciosamente,
    Samuel Silva Souza.

  7. Olá. Sei que já faz tempo que você postou… mas tem como fazer upload desse esquema? não consigo achar esse modificado…. Abraço

  8. Grande Filisteu… Meu e-mail zico.
    Podes me encaminhar os arquivos novamente.

    Desde-já agradeço.

  9. ola amime mande o esquema por e-mail?

  10. MUITO BOA ESSA ATUALIZACAO DO MINIFUZZ JA ESTOU MONTANDO AQUI

  11. amigo nao conseguir achar a lista de componentes,parece que voce e de bh ne?eu tambem sou,teria como voce me mandar por email,rafabh19@yahoo.com.br

    • Amigo, leia o artigo, baixe o esquema postado e estará tudo lá, inclusive a lista de componentes. Postei o esquema justamente para NÃO ter que manda-lo para os emails dos interessados. Agradeço a compreensão.

  12. pode passar o layout?
    carlos.danielcardoso.00@gmail.com

  13. nao está no artigo a lista de componentes

  14. Olá,achei este projeto na procura de pedais Fuzz,e gostei,vi que no projeto é colocado 1 led no D2,e se quiser no lugar do diodo tbm pode colocar,mais este arquivo não condiz com as fotos montadas,onde só tem um led,eu queria saber,este projeto funciona, alguém já montou.nao sei se o site ainda está ativo ,se tiver ,me ajudem aí.obrigado.

    • Boa tarde, se ler o post com atenção verá que tem um link do arquivo para download com o layout dos componentes e o desenho da placa para transferir. Ao final do post tem um vídeo do pedal funcionando, então é presumível que funcione, não é mesmo? Testei ele recentemente e continua funcionando depois desses anos todos. Foi colocado um led no lugar do D1, não do D2. Tem uma foto onde os 2 leds estão claramente visíveis, apenas soldei o led do bypass (D2) com fios.

Deixe um comentário