Frantone Peach Fuzz

Após ter montado um clone desse pedal e ter gostado do resultado resolvi adquirir o original, apesar de achá-lo caro demais para o que é. Atualmente os pedais da Frantone já são difíceis de encontrar, pois pararam de ser fabricados (no site dela está quase tudo fora de estoque) e são poucas lojas que ainda os têm. Os únicos a venda no site dela são os Peach Fuzz custom shop que custam mais de 100 dólares a mais e cuja única diferença aos originais é a pintura (por sinal mais feia). Curiosamente há uma semana vi o Peach Fuzz Tuxedo sendo leiloado no ebay por aproximadamente 200 dólares.

Foto de cima

Por fora a pintura a pintura é boa, mas não é super resistente igual a do Fulltone. Já os escritos foram silkados em uma tinta aparentemente um pouco mais resistente do que a do Hartman. Gostei do protetor de led, que é de metal e dos knobs, que dão uma aparência mais vintage. Não conheço nenhum outro fabricante que use esses itens.

Interior do pedal

A construção interna dele achei muito boa, tudo organizado e limpo.  A placa é de fibra de vidro feita artesanalmente e o layout é o mesmo daquele feito pelo bajaman/supervelcroboy. Os potenciometros são Alpha contudo são de uma série um pouco maior dos daqueles usados no Hartman e no That Echo.

Lado dos componentes da placa

Chave e sistema de relé (relay)

Recentemente consegui bater fotos de cima da placa, após desparafusar a chave, apesar do furo da caixa ser muito apertado, dificultando sua retirada. Aparentemente os valores dos componentes batem com o layout do bajaman, com a exceção do resistor de 9k1 que no meu exemplar é de 10k. As únicas peças difíceis de se encontrar são o ci TLC2262 e o resistor de 576K 1%, que podem ser substituídos por TL072 (apesar de deixar o som menos grave) e 560k associado em série com 15k respectivamente. A dpdt utilizada é da Cliff (imaginava que poderia ser da Carling).

Fiz esse vídeo comparando o som dele com o do clone, tá com o audio meio ruim e confesso que estou tentando recuperar o tempo perdido na guitarra, mas dá pra ter uma noção da diferença sonora entre eles.  Reparem que na segunda regulagem deixei o tone o mais aberto possivel e não houve aumento de agudos, apenas parou de mandar mais graves pro sinal. Acho que alguém no freestompboxes disse que o tone dele funcionava com um filtro diferente, pouco usual.

~ por filisteudorock em fevereiro 27, 2011.

Uma resposta to “Frantone Peach Fuzz”

  1. You can find the scheme and layout of Peachfuzz in my blog http://dirtytoyspedals.blogspot.com

    (minhas imagens não aparecem no sistema de busca do google… esse é um grande problema pra gerar acessos)

Deixe um comentário